El secreto de sus ojos (filme)


Vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2010, essa película produzida na Argentina tem um roteiro excelente, com diversas reviravoltas que deixam um cinéfilo como eu maravilhado. Quando você acha que a história está chegando ao fim, um elemento surpresa se apresenta e tudo muda de novo. Adoro filmes de suspense dessa natureza.

Benjamin (Ricardo Darín) é um agente da Justiça Federal aposentado que vai visitar Irene (Soledad Villamil) uma amiga que ainda trabalha no mesmo local para lhe apresentar um romance que acabara de escrever. Esse romance reconta um caso em que ambos trabalharam 25 anos antes. Era um crime de estupro seguido de morte da jovem Liliana (Carla Quevedo) onde o principal suspeito, seu marido Ricardo (Pablo Rago) já estava preso quando Benjamin e seu colega de escritório, Sandoval (Guillermo Francella) descobrem um novo suspeito, Isidoro (Javier Godino). Eles perseguem o homem e conseguem todas as provas para incriminá-lo, porém Irene, que era a chefe dos dois, não aceita as acusações. Mas uma situação inusitada e um jogo inteligente de Irene consegue virar a situação. Daí pra frente, novas provas e outros detalhes, numa trama psicológica muito inteligente, o caso toma rumos totalmente inesperados.

Adorei o filme por fugir das obviedades. Os atores estão ótimos bem como a maquiagem, figurinos e cenografia, pois o filme alterna cenas do presente com o passado (num intervalo temporal de 25 anos). Além das mudanças físicas (envelhecimento das personagens), o comportamento de cada personagem é bem marcante, com as mudanças naturais do amadurecimento. Os diálogos são ágeis, perspicazes e, algumas vezes, até ácidos, o que dá um charme ainda maior para o filme.

Daqueles filmes que valem a pena ser vistos.

Curiosidades: 




1) O filme só foi lançado nos Estados Unidos em abril de 2010, após ter ganho o Oscar.
2) Vai ser lançado, amanhã, dia 20 de Novembro (nos EUA e 10 de Dezembro aqui no Brasil), uma adaptação desse filme gravada nos EUA, com Nicole Kidman, Julia Roberts e Chiwetel Ejiofor. Claro que vou conferir também, embora as refilmagens americanas geralmente sejam mais fracas

Comentários